sábado, 1 de fevereiro de 2020

Bispos do Reginal N2 da CNBB participantes do Sínodo


O SÍNODO PARA A AMAZÔNIA: UMA GRAÇA DE DEUS PARA A IGREJA

Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm.
Bispo da Prelazia de Itaituba e Padre Sinodal

O Papa Francisco convocou o Sínodo Especial da Amazônia para encontrar “novos caminhos para a Igreja” e para “uma ecologia integral”.
A preparação para o Sínodo começou com a escuta de pessoas de diferentes cidades e culturas, assim como de numerosos grupos de outros setores eclesiais e as contribuições acadêmicas e organizações da sociedade civil nos temas centrais específicos”[1] dos 09 países da Pan-Amazônia.
Um Instrumentum Laboris (Instrumento de Trabalho) foi elaborado em cima das respostas dadas por mais de 87.000 pessoas. Por isso algumas sugestões ou expressões causaram críticas e ataques ao Sínodo e ao Papa. O Papa disse que Instrumentum Laboris era “um texto destinado a ser destruído”, mas que devia ser “ponto de partida para o que o Espírito iria fazer em nós”.[2]
O Papa solicitou para que os Padres Sinodais mantivessem os olhos fixos em Jesus e se deixassem guiar pelo Espírito Santo. Por isso, o Sínodo foi vivido num clima muito fraterno e de grande abertura e liberdade.
O Papa pediu que “na difusão que fizerdes do documento final vos detenhais sobretudo nos diagnósticos, que é a parte mais consistente, a parte onde o Sínodo realmente se expressou melhor: o diagnóstico cultural, o diagnóstico social, o diagnóstico pastoral e o diagnóstico ecológico”.[3]
A elaboração dos diagnósticos, levou os Padres Sinodais a uma consciência da necessidade de uma conversão integral. Esta seria: uma conversão pessoal e comunitária que nos compromete a nos relacionar harmoniosamente com a obra criadora de Deus, que é a “casa comum”; uma conversão que promove a criação de estruturas em harmonia com o cuidado da criação; uma conversão pastoral baseada na sinodalidade, que reconheça a interação de tudo o que foi criado. Conversão que nos leve a ser uma Igreja em saída que entre no coração de todos os povos amazônicos”.[4]
CONVERSÃO PASTORAL
Essa conversão deve impulsionar a Igreja a sair de uma pastoral de manutenção e conservação e se tornar uma Igreja em saída, missionária, “Samaritana” (ir ao encontro de todos), “Madalena” (amada e reconciliada para anunciar com alegria o Cristo ressuscitado), “Mariana” (geradora de filhos para a fé e “inculturada”), misericordiosa e solidária; que promove o diálogo ecumênico e cultural, que tenha preocupação com os indígenas, camponeses, afrodescendente, migrantes e excluídos; que reconquiste os jovens e percorra novos caminhos na pastoral urbana; que a “pastoral da visita” seja substituída por uma “pastoral de presença”.
CONVERSÃO CULTURAL
A conversão cultural deve levar-nos a “fazer-se o outro, aprender do outro. Estar presentes, respeitar e reconhecer seus valores, viver e praticar a inculturação e a interculturalidade no anúncio da Boa Nova. ... Ela se encarna não só no trabalho pastoral, mas em ações concretas para com o outro, nos cuidados de saúde, na educação, na solidariedade e no apoio aos mais vulneráveis”.[5]
CONVERSÃO ECOLÓGICA
Desde a Laudato Si’ a Igreja tem a obrigação de se preocupar mais com a casa comum e defender de forma mais empenhativa a Criação. Por isso, foi proposto  definir o pecado ecológico como uma ação ou omissão contra Deus, contra o próximo, a comunidade e o meio ambiente”.[6]
CONVERSÃO SINODAL
A conversão sinodal deve “fortalecer uma cultura de diálogo, de escuta recíproca, de discernimento espiritual, de consenso e comunhão para encontrar espaços e caminhos de decisão conjunta e responder aos desafios pastorais. ... Não se pode ser Igreja sem reconhecer um efetivo exercício do sensus fidei de todo o Povo de Deus”.[7]
Os temas das ordenações de Viri Probati (homens provados) e diaconisas geraram muitas controvérsias nos meios de comunicação antes e durante o Sínodo.
1)    A POSSÍVEL ORDENAÇÃO DE HOMENS CASADOS (VIRI PROBATI)
Antes da realização do Sínodo, foi o tema mais polêmico. Houve acusações de que o Sínodo queria acabar com o celibato e que seria herético se aprovasse a ordenação presbiteral de homens casados. Esta proposta não é nova na Igreja. É um tema recorrente. Por exemplo: houve proposta de se estudar a questão do celibato no Concílio Vaticano II, mas não entrou na pauta das discussões porque São Paulo VI considerou inoportuna a ocasião. O mesmo Papa tratou este tema e reforçou o celibato na sua encíclica “Sacerdotalis caelibatus” (1967), mas admite a possibilidade da ordenação de homens casados.[8] O tema voltou no Sínodo de 1971. Na ocasião, 87 dos 202 bispos votaram pela possibilidade do papa permitir que viri probati fossem ordenados sacerdotes por razões pastorais. É bom informar que a ordenação de homens casados já está aprovada pelo Magistério da Igreja (ver nota 8), mas para que tal aconteça o Papa deve dar uma permissão especial. E isto tem acontecido. Já foi dada dispensa papal a clérigos anglicanos e a pastores protestantes, que aderiram à plenitude da comunhão católica, para serem ordenados sacerdotes na Igreja Católica.
O assunto retornou no Instrumentum laboris como possível solução para os problemas da falta de clero na Amazônia e da falta de Eucaristia num grande número de comunidades, que têm somente uma missa por ano ou que só raramente recebem a visita de um padre. O Sínodo aprovou: “Considerando que a legítima diversidade não prejudica a comunhão e a unidade da Igreja, mas a manifesta e serve (LG 13; OE 6) o que atesta a pluralidade dos ritos e disciplinas existentes, propomos estabelecer critérios e disposições por parte da autoridade competente, no âmbito da Lumen Gentium 26, para ordenar sacerdotes a homens idôneos e reconhecidos pela comunidade, que tenham um diaconato permanente fecundo e recebam uma formação adequada para o presbiterato, podendo ter uma família legitimamente constituída e estável, para sustentar a vida da comunidade cristã mediante a pregação da Palavra e a celebração dos Sacramentos nas áreas mais remotas da região amazônica”.[9]
2)    ORDENAÇÃO DE DIACONISAS OU DIÁCONAS
Esta proposta também não é nova na Igreja. O próprio Papa Francisco constituiu uma comissão para estudar o assunto. A base é a afirmação do Apóstolo Paulo: “Recomendo-vos nossa irmã Febe, diaconisa da Igreja em Cencréia” (Rm 16,1). A solicitação para a ordenação de diaconisas ou diáconas apareceu no Instrumentum Laboris porque “Num grande número das consultas, foi solicitado o diaconato permanente para as mulheres”.[10] Como não se tem clareza sobre o que a diaconisa Febe fazia, nem se foi ordenada com imposição das mãos, o Sínodo apenas manifestou o desejo de que a Comissão continue estudando a assunto e que leve em consideração as experiências e reflexões do Sínodo.[11]

VIDA CONSAGRADA
As Ordens e Congregações religiosas tiveram, desde o início, e têm no presente um papel preponderante na Evangelização da Amazônia, mas estão perdendo terreno. Por isso o Sínodo fez um apelo para que as Ordens e Congregações, que não têm missões, façam fundações missionárias na Pan-Amazônia.[12]

Como participante na condição de Padre Sinodal, tenho a firme convicção de que este Sínodo foi um kairós (tempo de graça) e trará bons frutos para a Igreja na Amazônia e no mundo.





[2] Papa Francisco no Discurso de abertura do Sínodo.
[3] Discurso no final da Assembleia Sinodal.
[4] Doc. Final 18.
[5] Doc. Final 41.
[6] Doc. Final 82.
[7] Doc. Final 88.
[8] Em virtude da norma fundamental do governo da Igreja católica, a que aludimos acima (n. 15), se, por um lado, permanece firme a lei que exige a escolha livre e perpétua do celibato naqueles que são admitidos às Ordens sacras, por outro, poderá admitir-se o estudo das condições peculiares de sacerdotes casados, membros de Igrejas ou comunidades cristãs ainda separadas da comunhão católica, os quais desejando aderir à plenitude desta comunhão e nela exercer o sagrado ministério, forem admitidos às funções sacerdotais. Mas há de ser de tal forma que não causem prejuízo à disciplina vigente sobre o sagrado celibato” (Sacerdotalis caelibatus , 42).
[9] Doc. Final 111.
[10] Doc. Final 103.
[11] Gostaríamos, pois, de partilhar as nossas experiências e reflexões com a Comissão e aguardar os seus resultados” (Doc. Final 103).
[12] Doc. Final 40.

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