NÃO OLHEMOS SOMENTE A LAGARTIXA
A CRÍTICA DESTRUTIVA NOS INCAPACITA VER O BEM, O BELO, O POSITIVO.
Conta-se que um GRANDE CONFERENCISTA, muito famoso, foi convidado para falar para uma plateia seleta de empresários.
Na hora marcada entrou no auditório, saudou a plateia e, EM SILÊNCIO, abriu uma pequena mala que trazia.
Tirou uma bela toalha branca de seda pura e a estendeu sobre a mesa. Em seguida foi tirando flores, ornamentos finos, enfim, deixou a mesa muito linda.
Foi então que para surpresa de todos mais uma vez meteu a mão na maleta e tirou um vidro com uma LAGARTIXA e também a colocou sobre a mesa toda ornamentada com belos arranjos e toalha branca de seda pura.
Todos da plateia estavam boquiabertos de espanto e sem saber o que dizer e esperar deste conferencista famoso que havia sido convidado para falar sobre as CRÍTICAS NEGATIVAS e DESTRUTIVAS dentro das empresas e como elas poderiam ser prejudiciais para o bom desempenho das mesmas.
Dirigindo-se à plateia, calmamente perguntou: O QUE VOCÊS ESTÃO VENDO SOBRE A MESA? Os presentes começaram a dizer: um bicho esquisito; parece uma lagartixa; um horror; credo, até assusta; e por aí formam as mais diversas respostas, MAS TODAS REFERENTES À PEQUENA E INOCENTE LAGARTIXA PRESA DENTRO DO VIDRO.
O Conferencista, continuando com sua calma começou a falar: VOCÊS ME CONVIDARAM PARA VIR FALAR SOBRE A "CRÍTICA DESTRUTIVA" em vossas empresas e o mal que causa.
Pois bem, eu entrei aqui no auditório, trouxe esta pequena mala e comecei a tirar uma TOALHA BELA E BRANCA, DE SEDA PURA e a estendi; em seguida fui tirando BELAS E CHEIROSAS FLORES e cuidadosamente as depositei em vasos maravilhosos que podem ver agora e arrumei sobre a mesa; depois coloquei mais ornamentos preciosos como pérolas e até pedras preciosas e joias em ouro e outras, em prataria.
PERGUNTEI-LHES O QUE ESTAVAM VENDO SOBRE A MESA.
Ninguém viu a belíssima toalha de seda pura, os vasos, as flores, as pérolas, as joias em ouro, prata e NADA ALÉM DA POBRE E INOCENTE LAGARTIXA.
Concluiu dizendo, vocês gostariam que agora eu subisse no palco para começar minha conferência, MAS NÃO TENHO MAIS NADA A ACRESCENTAR A NÃO SER, DIZER QUE ASSIM É A CRÍTICA DESTRUTIVA EM VOSSAS EMPRESAS.
Há muito mais coisas POSITIVAS e BOAS que NEGATIVAS e RUINS, mas parece que somente se vê o negativo, ao invés de ver o belo, o bom, o POSITIVO.
Digo eu agora:
Olhe para sua vida, para sua família, para sua Igreja, para sua empresa ou lugar de trabalho, para seus colegas, seu esposo, sua esposa, seus pais, seus filhos, .....
Veja a "toalha de seda pura", "as flores", "as joias", os "objetos preciosos em ouro e pratarias" e não SOMENTE "a lagartixa".
Um reconhecimento, um elogio verdadeiro, um perdão, constrói muito mais do que VER AS LAGARTIXAS.
Elas existem, devem ser vistas, mas "NA MESA DO CONFERENCISTA HAVIA MUUUUIIIITO MAIS QUE A LAGARTIXA".
Estamos já nos aproximando do fim do ano de 2021. É importante olhar bem tudo o que conseguimos realizar. Criticamente devemos olhar o que não foi bem, não podemos esconder o sol com peneira, mas é preciso olhar o bem que conseguimos realizar.
SE COLOCARMOS NA BALANÇA O QUE FOI BOM E O QUE NÃO FOI TÃO BOM OU MESMO RUIM, PARA QUE LADO A BALANÇA 2021 PESARÁ MAIS?
+Guilherme Antonio Werlang