quinta-feira, 17 de março de 2011

Brasão Episcopal de Dom Frei Wilmar Santin



Explicação do Brasão
O Brasão Episcopal é um emblema utilizado pela Igreja Católica para identificar cada bispo, suas inspirações pessoais, os aspectos de sua espiritualidade em seu modo de Evangelizar.
O chapéu prelatício: Envolvendo o escudo episcopal fica o chapéu do peregrino (galero), emblema de todos os prelados e sacerdotes do rito latino da Igreja Católica Romana por mais de mil anos. Para o bispo, o chapéu do peregrino é sempre verde escuro.
O chapéu e os bordões (Fiochi) - para o bispo há seis borlas suspensas em ambos os lados do chapéu em estilo piramidal - representam a Igreja e a missão apostólica do Bispo como sucessor dos apóstolos, em comunhão hierárquica com o sucessor de Pedro e o colégio episcopal. A luz que se propaga de cada elemento do bordão indica a continuidade e a animação do Espírito que anima a sua Igreja. Para o bispo há seis borlas suspensas em ambos os lados do chapéu em estilo piramidal
A Cruz e o báculo justapostos indica a configuração a Cristo, Bom Pastor, que anima o seu eleito para que esse possa animar o povo a ele confiado, com o seu múnus de ensinar, santificar e governar.
No escudo estão colocados alguns símbolos que ilustram o meu programa de vida e de evangelização.
 O Monte Carmelo, colocado no centro do escudo e de forma bem evidente, o ponto de partida da minha ação evangelizadora no compromisso de viver em Obséquio de Jesus Cristo.
A Fonte, em forma de “S” (de Santin) representa minhas origens, minhas famílias, a sanguínea (Santin) e  a espiritual, a Carmelitana (que nasceu ao redor da fonte de Elias). Com esta vida e espiritualidade que recebi agora sou chamado a desaguar nas águas amazônicas.
A cor verde indica a Amazônia, rica de vida e de história; terra de Missão para a  qual sou chamado como colaborador na construção do Reino de Deus.
A Espada flamejante do Profeta Elias, nos lembra a Palavra de Deus que é a arma do Carmelita em sua luta pela Justiça de Deus. “O profeta Elias levantou-se como fogo e a sua palavra queimava como tocha.” (Eclo 48,1). “E a espada do Espírito que é a Palavra de Deus, habite abundantemente na sua boca e nos seus corações, e tudo o que vocês tiverem que fazer, seja lá o que for, seja feito na Palavra de Deus” (Regra dos Carmelitas 19)
A Estrela recorda a Virgem Maria, Mãe e Irmã dos Carmelitas. Ela é modelo de todo discípulo, Mãe dos pastores da Igreja e eficaz colaboradora na obra da salvação operada por Jesus.  
O lema episcopal "Ser sal e luz"  faz parte, no Evangelho de Mateus, do Sermão da Montanha. Peço a todos que rezem por mim para que eu viva no espírito das Bem Aventuranças e assim ser Sal e Luz no exercício do meu ministério como bispo.
Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm.



Bispo da Prelazia de Itaituba




contador de visitantes


25 comentários:

  1. gostei muito, diz muito de quem voce é.

    ResponderExcluir
  2. DOm frei Wilmar quero felicitar você pela ordenação e daqui estou em oração por você. Infelizmente naõ deu para ir , mas quero ter a oportunidade de visitar vc no Pará. Parabéns seu escudo, ficou muito bonito.Que a Virgem Mãe do Carmelo ilumine seus passos e que seu ministperio seja muito fecundo e que vc seja cada vez mais Sal da Terra e Luz do mundo! Um grande abraço!
    fri Wilson o.carm

    ResponderExcluir
  3. Parabéns... Un saludo desde Venezuela, que o bom Jesús siga fascinando sua vida e a nova missão que a igreja lhe confia esteja sempre acompanhada da força profética de nosso pai Elias... Um abraço bem Carmelitano.

    Frei Santos

    ResponderExcluir
  4. Pe. Antonio Carlos D`Elboux18 de março de 2011 às 01:28

    Parabens, Dom Wilmar. Deus o abencoe em seu novo ministerio. Bonito e bem explicado seu brasao.
    Pe. Antonio Carlos D`Elboux
    Rafard (Diocese de Piracicaba) - SP

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dom Wilmar.
    Sou seu amigo virtual há alguns anos. Vc sempre manda mensagens interessantes. Obrigado por isso.
    Quero cumprimentá-lo pelo novo ministério. Desejo sinceramente e de coração que tudo aconteça para o bem e que o Pai sempre esteja ao seu lado.
    Gostei das explicações do brasão.
    Um abraço
    Prof. Demétrio Fiorelli

    ResponderExcluir
  6. Amei, vc é muito importante me nossas vidas, e com seus gestos e palavras, vai continuar fazendo o bem a muitas pessoas, fico feliz por tudo o que esta acontecendo, apesar de nao ser surpresa ja q a mamae, sempre insistiu nisso, hehe. Parabéns e tudo de melhor.
    Ana Carolina Nakatani Delatorre.

    ResponderExcluir
  7. Achei muito lindo seu Escudo.Reflete toda a tua espiritualidade Carmelita.
    Um abração

    ResponderExcluir
  8. Vilmar na epoca em voce veio para Curitiba com seus estudos, ja sentia que voce seria um grande homem dentro da igreja. O mundo precisa de homem como voce de munta fé, voce representa a continuaçao dos apostolos de Jesus. gostaria de estar ai mas nao posso.Parabens.
    Oscar Rocha de Oliveira
    Ji-Parana, 18/03/2011.

    ResponderExcluir
  9. É COM GRANDE ALEGRIA QUE VEJO SEU SUCESSO COMO MISSIONARIO DE CRISTO , TENHA CERTEZA QUE É UM INSTRUMENTO DE LIGAÇAO ENTRE O CEU E A TERRA E TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA VIDA DE MUITAS PESSOAS.
    PARABENS!

    ResponderExcluir
  10. LAURINDA
    Querido Frei, achei muito lindo, seu escudo, reflete intensamente na pessoa iluminada que você
    é. Que sua nova jornada seja Abençoada por DEUS. A Virgem Maria estará sempre ao seu lado, direcionando e iluminando cada passo e cada gesto que fizer.
    FELICIDADES.

    ResponderExcluir
  11. Querdio Wilamr
    Barabens desde Bolivia! Sempre ficara no meu coraçao e na minha oraçao y lembranças. O Escudo muito precioso e inteligente.
    Teu iramo sempre
    Frei Valeriano

    ResponderExcluir
  12. Colega e Confrade D. Frei Wilmar
    Neste dia de S. José tive presente a sua ordenação episcopal e encomendei-o à protecção de S. José, padroeiro da diocese de Beja. desejo-lhe um fecundo ministério nas terras irmãs do Brasil, na comunhão da Igreja Católica, a serviço do Reino.
    Creia-me sempre unido na comunhão episcopal e fraterna do Carmelo. † António Vitalino, Bispo de Beja

    ResponderExcluir
  13. Grande Amigo FREI WILMAR
    O que dizer de uma grande e marivilhosa que só faz nos sentirmos bem.
    VOCÊ É ESPECIAL e todos que o conhecem logo se apaixonam.
    Parabéns que DEUS continue de dando alegrias e presentes assim como este ser BISPO.
    Gostaria de estar pessoalmente te dando um abraço, mas por razões que a propria razão desconhece não pude estar com vc neste momento tão importante. Mas saiba que aqui de CTBA da Capela São José hoje estaremos reunidos não só para celebrar a festa de São José mas também a sua Sagração como Bispo. Agradeço a DEUS por ter te colocado no meu caminho.
    Rita Brandão

    ResponderExcluir
  14. Meu bom amigo Bispo.
    Ti preparas para ser imolado a cada dia em favor do povo que Jeus ti confiou.Como Cristo no calvário assim estaras. O Espirito Santo ti escolheu, que ti assista todo instante. Tenho imenso orgulho de ser seu amigo.
    A bondade do teu coração é u jeito de Cristo amar os pequenos.
    Pe Danival

    ResponderExcluir
  15. Dom Frei Wilmar... Parabéns! Muita luz e discernimento em sua caminhada.
    Forte abraço.
    Lobato (PR)

    ResponderExcluir
  16. Priscilla Paci Araujo19 de março de 2011 às 18:29

    Parabéns Dom Frei Wilmar!!!
    Que Deus lhe dê muita iluminação, discernimento e paz para guiar seu rebanho no caminho do Evangelho.
    Um forte abraço
    Priscilla Paci Araujo

    ResponderExcluir
  17. 2011-03-19. Mais um passo, a ametista com as vestes talares. “...santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” I Pedro 3:15 Orei por você, Dom Wilmar, em nome de JESUS. Amém. Dorivaldo Schüler.

    ResponderExcluir
  18. Dom Frei Wilmar!!!

    Nossos parabéns e alegria pela sua ordenação. Que sua caminhada seja continuamente sal e luz na vida de um, cada uma que encontrares. Acredito que muito fará em prol de nosso povo empobrecido, para resgatar sua dignidade como ser humano e como cristãos.
    Infelizmente não pude ir por afazeres escolares. Espero em breve podermos nos reencontrar.
    Fraternalmente

    Deomar e família (Maria Consuelo, Francisco, Joaquim e Otávio)
    41-9923-1207

    ResponderExcluir
  19. Caro Dom Frei Wilmar,
    interessantìssima a explicaçao do seu Brasao.
    A escolha revela uma Iluminaçao Divina e meu augurio è que voce continue a refletir, a manifestar o Ser Sal e Luz em Itaituba.
    Sonia e Giuggi Carsi Valbrevenna GE

    ResponderExcluir
  20. Frei wilmar
    Parabéns é lindo seu brasão,senhor mereci.Deus lhe
    escolheu não foi por acaso a sua missão so está
    começando que Deus lhe abençoi na sua caminhada
    com carinho vera.
    20 de março de 2011

    ResponderExcluir
  21. Meu cari ;D.Wilmar, gostei do teu Escudo. Fiquei contente, e m e emocionei com tua ordenação. conte. comigo. sobretudo diáriamente , nas orações. Grandao

    ResponderExcluir
  22. Dom Wilmar, estamos muito felizes e emocionados por ter participado deste momento tão especial na sua vida. Pedimos a Deus que continue a iluminar o seu caminho. Conte conosco, sempre!
    Sebastião e Regina Cerizza

    ResponderExcluir
  23. D.WILMAR...
    Parabens pela escolha do seu escudo, Ele reflete verdadeiramente o q/ sera o seu ministerio, simples,iluminado,mas cheio de detalhes de mto AMOR fratenal, familiar e espiritual,sempre nos preceitos da Santa Madre Igreja.Sendo o SAL da Esperança de mtos e a Luz do seu Rebanho. O Sr. estará sempre nas minhas oraçoes.Bjs...MARECIR Tiburi

    ResponderExcluir
  24. Dom Frei Wilmar, eu tive a graça de estar presente em sua Ordenação, uma cerimonia muito linda e com uma Liturgia riquíssima. Gostei muito do Brasão e de todo o seu significado. Rogo a Deus para que lhe conceda força, sabedoria, discernimento para que possa ser SAL e LUZ para este povo que tanto precisa do Senhor como Pastor. Estará sempre em meu coração e em minhas orações. Que Deus te abençõe.
    Inêz de Fátima Mendonça - Paranavaí - Pr

    ResponderExcluir
  25. Caro Dom WILMAR, MUITO FELIZ fiquei ao "descobrir" de VOSSA ORDENAÇÃO. BENÇÃOS ETERNAS A VOCE E A TEUS SEGUIDORES.

    Tavares(Zézinho)do Grupo de Jovens da Vila Fani nos anos de 78 e 79, faz tempo.........
    Hoje em Balsas-MA.
    GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir

Seguidores